quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

IPVA 2017 já pode ser pago com 10% de desconto


Os motoristas baianos já podem aproveitar o desconto de 10% no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2017, efetuando o pagamento em cota única até o dia 7 de fevereiro. Os valores estão disponíveis para consulta no siteda Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) , no canal Inspetoria Eletrônica – IPVA – Licenciamento integrado. O pagamento pode ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, bastando apenas apresentar o número do Renavam. A tabela do IPVA com o cronograma de pagamento para cada placa também pode ser consultada no site da Sefaz.
O IPVA teve redução média de 5% em relação a 2016, tomando-se por base os cálculos da Fundação de Pesquisas Econômicas (Fipe), feitos a partir dos valores de mercado de veículos usados. Para os automóveis, o IPVA registrou queda de 5%. Já as motos tiveram redução de 2,8%, os caminhões, de 7,4%, os ônibus e micro-ônibus, de 5,4%, e os veículos utilitários, de 4,8%.
Outras opções
Além do desconto de 10%, existe ainda a opção de pagamento com 5% de abatimento para quem fizer a quitação do valor integral do imposto no dia do vencimento da primeira das três cotas do parcelamento padrão do imposto, data que varia de acordo com o número final da placa do veículo. Outra opção é parcelar o imposto em três vezes, bastando para isso observar a data de vencimento da primeira cota na tabela, de acordo com o número final da placa.
Os débitos referentes à taxa de licenciamento e às multas de trânsito deverão ser pagos até a data de vencimento da terceira parcela, e os débitos anteriores do IPVA ainda não notificados também podem ser divididos em três vezes, juntamente com o IPVA 2017. Vale ressaltar que o proprietário que perder o prazo da primeira cota deixa de ter o direito ao parcelamento em três vezes.
Golpe
Recentemente um número expressivo de internauta usou as redes sociais para denunciar o envio de boletos falsos para o pagamento do IPVA de 2017. Especialistas e notas divulgadas por algumas das Secretarias alertam que a carta enviada pelo governo do estado que chega às casas não são boletos, e sim um lembrete com o aviso de que o pagamento deverá ser realizado por meio do Registro Nacional de Veículos Automotores (Revavam) e da placa. Cada estado definiu os locais onde o pagamento poderá ser efetuado, além de também informar onde as emissões dos boletos poderão ser feitas.
Informe baiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário